A Importância do Brincar

Atualizado: 21 de fev. de 2020

Para, Heikki Happonen, diretor de escola e professor com carreira de sucesso na educação infantil da Finlândia, país que se destaca no segmento da Educação Infantil, o brincar é o mecanismo que mais ajuda na aprendizagem das crianças. É no brincar que as crianças estabelecem suas relações e se comunicam consigo mesma e com o mundo. Assim, o desenvolvimento acontece, através das trocas recíprocas, que se estabelecem durante toda sua vida. Através do brincar, a criança desenvolve algumas capacidades importantes, como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, além da afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e a criatividade, segundo Oliveira, 2000. Nessa perspectiva, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos vêm contribuir de forma significativa para o desenvolvimento das estruturas psicológicas e cognitivas do aluno.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 27, v.01):

O principal indicador da brincadeira, entre as crianças, é o papel que assumem enquanto brincam. Ao adotar outros papéis na brincadeira, as crianças agem frente à realidade de maneira não-literal, transferindo e substituindo suas ações cotidianas pelas ações e características do papel assumido, utilizando-se de objetos substitutos.

Portanto, a introdução de brincadeiras e atividades lúdicas no cotidiano escolar é importante, devido à influência que eles exercem frente aos alunos, pois quando estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.

Por fim, verifica-se que o aspecto lúdico voltado para as crianças facilita a aprendizagem e o desenvolvimento integral. Desenvolve o indivíduo como um todo, sendo assim, a educação infantil deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo prioritariamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.